top of page

Poema dos Desejos

É uma ferramenta que pretende captar os desejos e expectativas em relação ao objeto de estudo.

Características

Duração Média

Participantes

  • Comportamental;

  • Qualitativa;

Nível

Médio

Material

  • Papel;

  • Caneta;

  • Lápis;

  • Borracha

  • Régua (opcional);

  • Computador (opcional);

  • Software ou site de representação gráfica(opcional).

O QUE É

O Poema dos Desejos é uma ferramenta, desenvolvida por Henry Sanoff, utilizada para compreender as necessidades e desejos dos usuários em relação ao ambiente em que estão inseridos. O objetivo dessa técnica é fornecer informações qualitativas para a equipe de projeto, possibilitando uma melhor compreensão das expectativas dos usuários. 

A técnica se baseia na ideia de que os usuários são os maiores conhecedores de suas próprias necessidades e, portanto, são os mais qualificados para fornecer informações relevantes para a concepção do projeto.

A ferramenta valoriza a participação dos usuários na elaboração do projeto, proporcionando uma abordagem inclusiva e pluralista. Essa abordagem participativa permite identificar o imaginário coletivo e os elementos mais significativos para os envolvidos. 

APLICAÇÕES

O método do Poema dos Desejos, criado por Henry Sanoff, tem sido utilizado em diversas áreas para identificar objetivos e aspirações de usuários e participantes de projetos. Apresentamos algumas das principais aplicações do Poema dos Desejos, em diferentes contextos.

  • Em workshops de inovação e criatividade, para estimular a imaginação e a colaboração entre os participantes, a fim de gerar ideias e soluções criativas para problemas ou desafios específicos.
     

  • Em projetos de desenvolvimento de produtos, para compreender as necessidades dos consumidores e o que eles esperam de um determinado produto ou serviço, a fim de criar soluções que atendam às suas expectativas.
     

  • Em projetos de arquitetura e design de interiores, para entender as necessidades e desejos dos clientes em relação aos espaços que serão criados e como eles querem se sentir nesses ambientes.
     

  • Em processos de planejamento urbano, para envolver os moradores de uma comunidade em discussões sobre o futuro da região e identificar quais são as suas prioridades e aspirações em relação ao ambiente urbano.
     

  • Em processos de avaliação de políticas públicas, para envolver a comunidade na avaliação dos impactos de políticas governamentais e identificar quais são as expectativas em relação ao que deveria ser feito para melhorar a qualidade de vida das pessoas.
     

  • Em sessões de terapia e aconselhamento, para ajudar os clientes a identificarem seus desejos, necessidades e objetivos pessoais, a fim de orientar o processo terapêutico e promover mudanças positivas em suas vidas.
     

  • Em processos de recrutamento e seleção, para compreender quais são as aspirações e objetivos dos candidatos e avaliar se eles estão alinhados com os valores e a cultura da empresa.

COMO UTILIZAR

A técnica do Poema dos Desejos consiste em solicitar que os usuários expressem seus desejos e expectativas em relação ao ambiente, de forma poética e imaginativa. Por meio de uma abordagem participativa, os usuários são convidados a escrever um poema que represente suas aspirações e desejos em relação ao espaço arquitetônico em questão. Os poemas podem ser elaborados individualmente ou em grupo, e a técnica utiliza de diversas formas de expressão artística, como escrita, desenho, colagem, entre outras.

 

Passo a passo:

 

  1. Preparar fichas padronizadas, com um cabeçalho para identificação, objetivos da pesquisa e instruções para preenchimento.

  2. Destacar a frase "Eu gostaria que o meu ambiente..." e deixar espaço em branco para a livre expressão do respondente. A depender do projeto e do objetivo da pesquisa a frase pode ser modificada, por exemplo: “Eu gostaria que meu projeto/empresa/imagem…”
     

  3. Fornecer material de desenho (lápis, canetas, papel) para que os envolvidos possam ilustrar seus desejos.
     

  4. Encorajar a livre expressão e garantir que se sintam confortáveis para compartilhar seus pensamentos.
     

  5. Reunir os participantes em um círculo e incentivá-los a compartilhar seus poemas com o grupo. 
     

  6. Pedir que expliquem as razões por trás de seus desejos e se houver algum desejo em comum entre eles.
     

  7. Anotar e identificar com fidelidade as observações e explicações de cada respondente relacionadas com os desenhos e seus significados.
     

Com usuários infantis é recomendado o uso de desenhos para não prejudicar a espontaneidade das respostas.

Ancora Poema dos Desejos

ANÁLISE DOS RESULTADOS

É necessário compilar os dados obtidos na execução do Poema dos Desejos para que seja possível a análise e posterior tomada de decisão baseada nos dados obtidos.

O passo a passo a seguir apresenta uma breve orientação sobre como analisar os resultados obtidos a partir de um instrumento não estruturado, como é o caso do "Poema dos Desejos":

 

  • Analisar o conteúdo das respostas e categorizá-las de acordo com temas recorrentes;
     

  • Atribuir uma frequência para cada tema identificado;
     

  • Gerar uma tabela ou gráfico para apresentar os resultados de forma clara, é possível utilizar o Mapa Conceitual, Mapa Mental e/ou outras ferramentas contidas neste site;
     

Interpretar os resultados considerando os temas mais frequentes e possíveis insights obtidos a partir da análise.

Cabeçalho 5

RHEINGANTZ, Paulo Afonso ... [et al.]. Observando a qualidade do lugar: procedimentos para a avaliação pós-ocupação / Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Pós- Graduação em Arquitetura, 2009.

bottom of page