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Avaliação Heurística

Facilite a experiência do usuário no processo de interação, com interfaces gráficas elaboradas a partir dos  princípios de usabilidade e ergonomia.

Características

  • Comportamental;

  • Qualitativa;

Duração Média

–––

Participantes

–––

Nível

Moderado

(3/5)

Material

–––

O QUE É

A Avaliação Heurística foi originalmente proposta por Jakob Nielsen que, em 1994, apresentou em seu livro “Usability engineering” um conjunto de 10 qualidades fundamentais para uma interface com uma boa usabilidade.

Segundo Silva & Barbosa (2010), essa avaliação consiste na inspeção sistemática da interface utilizando diretrizes de usabilidade, chamadas por Nielsen de heurísticas, que descrevem recomendações para interfaces e interações, usadas para encontrar problemas que comprometam a facilidade de uso do sistema. Dessa forma, pode-se considerar uma avaliação heurística como uma revisão da sua interface, considerando características da experiência do usuário.

APLICAÇÕES

A Análise Heurística é um método de avaliação utilizado para verificar a usabilidade de uma interface no campo da experiência do usuário (UX) e interface do usuário (UI). Essa avaliação consiste em examinar se o projeto atende aos princípios de ergonomia e usabilidade, requisitos essenciais de uma interface.

 

Esta ferramenta pode ser utilizada, principalmente, nas etapas de Ideação e Experimentação. As Heurísticas de Usabilidade devem ser consideradas antes, durante e até mesmo depois da geração de telas em um projeto de interface gráfica, isso considerando que no momento anterior à geração de telas, deve-se atentar às necessidades dos usuários aos quais a ferramenta é destinada em paralelo às considerações das heurísticas. E para o momento de desenvolvimento e pós-desenvolvimento das telas, as heurísticas podem ser aplicadas em conjunto com testes de usabilidade, visando melhor compreender o projeto, suas características estéticas e funcionais, suas intenções, acertos e possíveis pontos a serem melhorados.

COMO UTILIZAR

Não há um passo a passo para utilização das heurísticas de usabilidade, elas devem ser incorporadas pela equipe responsável pelo desenvolvimento da interface gráfica e consideradas ao longo das etapas de desenvolvimento e implementação.

 

Segue abaixo a lista com as 10 Heurísticas de Usabilidade propostas por Nielsen:


1. Visibilidade do estado do sistema:

 

O sistema deve manter os/as usuários/as sempre informados/as sobre o que está acontecendo, fornecendo um feedback adequado, dentro de um tempo razoável.

 

2. Mapeamento entre o sistema e o mundo real:

 

O sistema fala a linguagem do/a usuário/a utilizando palavras, frases e conceitos familiares a ele/a, em vez de termos técnicos orientados ao sistema.

 

3. Liberdade e controle ao/à usuário/a:

 

Maneiras de permitir que usuários/as saiam facilmente dos lugares inesperados em que se encontram, utilizando “saídas de emergência” claramente identificadas.

4. Consistência e padrões:

Procurar utilizar padrões e evitar fazer com que os/as usuários/as tenham que pensar se diferentes palavras, situações ou ações têm o mesmo significado.

5. Prevenção de erros:

 

Prevenir erros que possam ser cometidos pelo/as usuários/as, onde for possível.

6. Reconhecer ao invés de relembrar:

 

Tornar visíveis objetos, ações e opções, minimizando a carga de memória dos/as usuários/as.

7. Flexibilidade e eficiência de uso:

 

Fornecer ‘aceleradores invisíveis’ aos/às usuários/as inexperientes, e que permitam aos/às mais experientes realizar tarefas com mais rapidez. Possibilitar a personalização de ações frequentes por parte dos usuários.

8. Reconhecer ao invés de relembrar:

 

Tornar visíveis objetos, ações e opções, minimizando a carga de memória dos/as usuários/as.

9. Suporte para o/a usuário reconhecer, diagnosticar e recuperar erros:

 

Utilização de linguagem simples para descrever a natureza do problema e sugestão de como resolvê-lo.

10. Ajuda e documentação:

 

Fornece informações que podem ser facilmente encontradas e ajuda mediante uma série de passos concretos (não muito extensos), que podem ser facilmente seguidos.

Âncora Grupo de Foco
MATERIAIS DE APOIO
Botão Grupo d Foca

MARTIN, B.; HANINGTON, B. Universal Methods of Design: 100 Ways to Research Complex Problems, Develop Innovative Ideas, and Design Effective Solutions. Rockport Publishers, 2012

 

Avaliação Heurística: O que é e como conduzir. Treinaweb, 2017. Disponível aqui. Acesso em: 18 out. 2023.

 

OLIVEIRA, Maurício Rossi de. Adaptação da avaliação heurística para uso em visualização de informação: Adapting heuristic evaluation for use in information visualization. 2017. 1 recurso online (75 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Tecnologia, Limeira, SP. Disponível aqui. Acesso em: 18 out. 2023.

 

RAMOS, Marcelo. Avaliação Heurística. Blog Marcelo Ramos, 2013. Disponível aqui. Acesso em: 19 out. 2023.

 

SILVA, Bruno Santana da;  BARBOSA, Simone Diniz Junqueira. Interação Humano-Computador: Projetando a Experiência Perfeita. Rio de Janeiro: Campus, 2010.


VERGA, Arthur. Análise Heurística: sua importância e como utilizá-la. Blog Corebiz, 2023. Disponível aqui. Acesso em: 17 dez. 2023.

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